Pandemia: festival gastronômico é antecipado em Teixeira de Freitas e realizado em sistema de delivery

31 de maio de 2020

O Festival Gastronômico Sabores, que era realizado entre setembro e outubro em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, foi antecipado e acontece em sistema de delivery. A decisão se deve à redução de 80% nas vendas do setor durante a pandemia da Covid-19.

“O setor gastronômico e também o setor hoteleiro foram os dois mais impactados pela pandemia da Covid-19. Por isso, a prefeitura, juntamente com o Sebrae, com apoio do Senac e da CDL, viu a necessidade de socorrer especialmente aqui em Teixeira, o setor da gastronomia, que praticamente está colapsado. Surgiu a ideia do festival em delivey”, explicou Flavio Guimarães, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Com as pessoas em casa, a 7ª edição do festival, organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, terá apenas entregas nas residências.

“É acessar um outro elo dessa cadeia, que é o transporte, o delivery, enfim. Estão gerando mais emprego na nossa cidade através da logística. Mais uma alternativa interessante, pensamos em outras possibilidades, mas essa foi a única encontrada”, disse Alex Brito, gerente regional do Sebrae.

Mais de 20 estabelecimentos participam do festival. Um deles é a cafeteria gerida por Flavia Nogueira, que vai homenagear a família nesta edição do evento.

“O tema desse ano do festival é ‘O ingrediente que faltava era você’. Inspirado nisso, a Camila [dona do estabelecimento] colocou os nomes dos pratos de pessoas que ela gostaria que estivessem com ela. Na categoria lanche, a gente está com ‘Tia Jô e Calango’, que são a tia dela e o marido da tia, que é um hambúrguer muito gostoso. Tem a categoria sobremesa, que é o ‘Dona Juju’, inspirado na mãe dela, Jussara”, contou Flavia.

Os pedidos do festival são feitos por aplicativos e as entregas são feitas por motoboys. Para o dono de restaurante Ricardo Salum, essa edição do festival veio em boa hora.

“As pessoas estão retraídas, amedrontadas, e esse delivery criou para a gente um meio de fomentar as pessoas a circularem de uma forma diferente, usufruindo do serviço”, comentou Ricardo.

Durante a programação do festival, que vai até o dia 7 de junho, lives também estão sendo realizadas com dicas de cozinha.

Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.

Patrocínio:

Apoio:

Realização: